Educação Infantil

Atividade pedagógica no primeiro semestre

Em relação ao ano anterior, houve certa renovação nas turmas. Algumas vagas deixadas por famílias que se mudaram do bairro foram preenchidas por novos alunos. Os grupos pedagógicos (no WhatsApp) devidamente atualizados seguem viabilizando o contato com as crianças e orientações aos pais e/ou responsáveis sobre todas as ações realizadas pelo CEUAL/CEAK.

Foram elaborados os conteúdos e atividades pertinentes a cada faixa etária organizados por blocos semanais, a serem entregues aos pais para que as crianças fizessem em casa.

Para acesso e circulação de pais e responsáveis à creche-escola, foram observados os devidos protocolos: uso obrigatório de máscara, um responsável por vez, aferição de temperatura, higienização das mãos em totem com álcool gel, recebimento e entrega das atividades em área aberta da instituição.

O Projeto Didático  “Quem sou EU, Quem somos Nós” desenvolveu-se ao longo de todo o primeiro semestre (março a junho) partindo de um levantamento de conhecimentos prévios e busca de informações sobre a criança e a família, através de questionários, e prosseguiu com atividades focando: suas características/gênero; árvore genealógica; desenho de autorretrato e desenho de suas famílias; data de aniversário e idade; familiarizar-se com a imagem do próprio corpo; espaço familiar: pai, mãe e irmãos; higiene corporal: cuidados e hábitos de higiene: casa/escola; audição de músicas infantis; espaço escolar; órgãos dos sentidos; mudanças climáticas; meio ambiente; reconhecimento do seu nome; alimentação saudável: preferências de alimentos.

Em paralelo, foram realizadas atividades específicas para cada grupo:

Grupo 3: vogais; introdução às consoantes b e c; vídeo com histórias infantis; cores primárias, formas geométricas básicas, sequência numérica de 0 a 10; diferença entre o ambiente familiar e escolar.

Grupo 5: alfabeto; vídeo com histórias infantis; cores primárias, formas geométricas básicas, sequência numérica de 10 a 20; classificação por quantidade; noções de grandeza; função social do número; cuidados com animais.

As datas importantes deste período também foram comemoradas e trabalhadas pra um melhor entendimento: 08 de março - Dia Internacional da Mulher (atividade em papel); 01 de abril comemoração da Páscoa e entrega dos chocolates para as crianças; 19 de abril - Dia do Índio (atividade em papel); 01 de maio - Dia do Trabalho - Atividade em papel enviada sobre o conteúdo profissões mais associadas ao trabalho das pessoas da família (mecânico, doméstica, atendente, vendedor, cobrador, motorista, entre outras e vídeo;  09 de maio Dia das mães – Semana de estudo sobre o núcleo familiar e o papel da mamãe na família – enviada atividade em papel para pintura da figura feminina e vídeo em homenagem ás mães. E encerrando o semestre, em 22 de junho, as atividades foram dedicadas às festas juninas, porém em casa!

Grupo 2: as atividades para as crianças deste Grupo estão em fase de planejamento e elaboração para serem executadas no segundo semestre.  Devido à especificidade da abordagem dos conteúdos inerentes a esta faixa etária e a exigência de contato físico para se trabalhar com estas crianças, os pais estão sendo preparados e orientados pelas educadoras para fazerem a condução adequada das atividades a serem enviadas para casa.

Aulas semipresenciais foram realizadas com o Grupo 5, na última semana do semestre letivo, em caráter experimental. A turma foi dividida em dois subgrupos, e foram oferecidas aulas para um deles na segunda e quarta-feira e para o outro, na terça e quinta-feira. Para os Grupos 2 e 3 essa modalidade ainda não foi viável por serem muito dependentes. No 2º semestre, daremos continuidade ao processo gradativo de retorno às atividades presenciais, com o devido monitoramento e avaliação!

 

Fonte: CEUAL/CEAK